sábado, 21 de novembro de 2009

Estudo de caso

Um curso realizado a distância possui uma característica singular que é a impessoalidade, não existe um contato mais intimo entre o aluno e o professor, portanto o material didático deve prover ao aluno todo um conjunto de informações técnicas e alem disso deve proporcionar uma sensação de acolhimento, sobe a pena de despertar um sentimento de incapacidade, desencadeando numa profunda insatisfação com o módulo, o curso e o modelo de Ensino a Distancia.
Acredito ser de suma importância um acompanhamento pedagógico e técnico na elaboração do material, portanto ao questionar como o material teria baixa qualidade o responsável pelo NEAD questiona não o ambiente ou o curso e sim as orientações que foram dadas e não foram seguidas pelo tutor conteudista.

Todo material didático deve conter minimamente:

* Linguagem acessível ao público alvo;
* Cobrir todo o conteúdo abordado;
* Mídias diferentes para esclarecer os pontos mais "valiosos" do material;
* Aplicar técnicas de apoio ao aprendizado, como ilustrações, legendas, gravuras;
* Boa visibilidade e layout do material e dos gráficos;
* Distribuição pedagogicamente correta dos conteúdos dentro do material.


Outros fatores que colaboram para a desistência ou baixo rendimento dos alunos pode ser apresentado como:

* Falta de comprometimento do professor Tutor;
* Tempo dispensado pelo aluno as atividades;
* Único modelo de disseminação do conteúdo;
* Carência de encontros presenciais;
* Falta de organização no currículo do curso;
* Atropelo no repasse de conhecimento.

Existem outros fatores mais ou menos importantes que devem ser considerado na construção de cursos realizados nessa modalidade.

Acompanhem no proximo post as dicas e soluções para criação de um material com maior probabilidade de sucesso...

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