Todos os recursos devem ser utilizados. A solução deve crie um mix entre todos os recursos disponíveis tornando mais agradável ao discente, proporcionando uma maior satisfação em relação ao aprendizado e uma maior interação com relação ao conteúdo, possibilitando que ele possa se inserir no desenvolvimento e construção do conhecimento.
Os usos dos tipos de mídia podem ser descritos da seguinte forma:
- Material escrito: apostila contendo todo o embasamento teórico do curso, exercícios e todos os demais subsídios para o aprofundamento do aluno.
- Slides: as apresentações no estilo Power Point devem ser utilizadas para orientar os alunos em seus estudos, traçando uma rota mais confiável através da qual o aluno poderá obter os conhecimentos discutidos no curso.
- Vídeos: apresentações que necessitem de orientação mais direcionada, onde o conteúdo será mais facilmente absorvido pelo aluno através da fala, da visualização do conteúdo e do modo de fazer devem utilizar desse recurso para um melhor aproveitamento.
- Blog: deve ser utilizado como uma forma de incentivar o aluno a produzir conhecimento e se responsabilizar por ele, respondendo aos questionamentos do professor e disponibilizando para toda a sociedade.
- Wiki: para a construção de conhecimento de forma colaborativa a wiki (baseada no modelo da Wikipédia) permite que todos os alunos interajam num mesmo ambiente, produzindo um material mais rico e com maior corretude. 6. Moodle: todas as ferramentas disponíveis (fórum, bate-papo, conferência) na plataforma de ensino devem ser utilizadas e embora não façam parte do material didático são importantes na construção do conhecimento, devendo ser planejadas dentro do cronograma do curso.
Já que descrevemos a importância de cada um deles podemos separá-los em dois grandes grupos:
- Material didático: Ferramentas que devem prover ao aluno todo o conteúdo necessário para que ele adquira os conhecimentos especificados para o referido curso. Nessa categoria agrupamos os textos, apostilas, vídeos, imagens.
- Ferramentas de interação e comunicação: Blogs, Wikis, fóruns, bate-papos compõem o grupo de interação responsável por prover ao aluno um ambiente agradável de acompanhamento e comunicação entre os envolvidos no processo de aprendizado, tutores e alunos.
Esclarecidos os pontos anteriores o problema pode ser solucionado com as simples ações de garantir a correlação entre os materiais produzidos, sejam eles vídeos, apresentações ou textos, primando além da qualidade visual pela coerência em relação aos conteúdos e entre si.
A Coordenação o Núcleo de Ensino a Distância possui várias atribuições importantes e no que se refere ao material de ensino existem vários aspectos que devem ser considerados, portanto faz-se necessário um acompanhamento pedagógico no sentido de verificar e garantir aspectos como:
- Conteúdo abordado;
- Forma do conteúdo;
- Relevância;
- Organização.
- Expectativas do público alvo;
- Qualidade visual;
- Linguagem de fácil acesso;
- Utilização de atividades lúdicas.
- Respeito às leis/regulamentações e seus órgão de fiscalização
- Atendimento ao projeto pedagógico;
- Nível de qualidade do material (Conteúdo e Forma);
- Garantia da qualidade dos tutores na utilização do material.
As ações descritas junto com o acompanhamento diário das atividades dos professores, tutores, conteudistas e dos alunos culminará em um conjunto de ferramentas já lapidadas e prontas para aplicação.
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